sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Elza do Vicente

Novena perpétua e orações

A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro já era conhecida no Brasil antes da chegada dos Redentoristas. Com a chegada deles em 1894, essa devoção expandiu-se por todos os Estados, sobretudo através da Novena Perpétua. Essa novena é conhecida com o nome de perpétua porque é celebrada num dia fixo de todas as semanas do ano.
A tradição de celebrar a Novena Perpétua de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem origem na Província Redentorista de São Luís, nos Estados Unidos, em 1927. Com o passar do tempo, essa devoção propagou-se pelo mundo todo.
Venha rezar conosco um dia por semana e para toda a vida, venha contemplar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. É toda em nosso favor! Toda por nós e para nós: Face, mãos, olhar e expressão!

Oração
Ó Virgem Maria, Rainha de amor,
Tu és a Mãe Santa do Cristo Senhor!
Nas dores e angústias, nas lutas da vida,
Tu és a Mãe nossa por Deus concedida.
Perpétuo Socorro, tu és, Mãe querida!
Teus filhos suplicam socorro na vida.
Amém.

OUTRAS ORAÇÕES
Oração à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Ó Senhora do Perpétuo Socorro, mostrai-nos que sois verdadeiramente nossa Mãe obtendo-me o seguinte benefício: (faz-se o pedido)… E a graça de usar dela para a glória de Deus e a salvação de minha alma. Ó glorioso Santo Afonso, que por vossa confiança na bem-aventurada Virgem conseguistes tantos favores e tão perfeitamente provastes, em vossos admiráveis escritos, que todas as graças nos vêm de Deus pela intercessão de Maria, alcançai-me a mais terna confiança para com nossa Mãe do Perpétuo Socorro e rogai-lhe, com instância, me conceda o favor que reclamo de seu poder e bondade maternal. Eterno Pai, em nome de Jesus e pela intercessão de nossa Mãe do Perpétuo Socorro e de Santo Afonso, peço-vos me atendais para vossa glória e bem da minha alma. Amém. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós.
Oração à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força de nosso coração, amparar a cada um de nós em vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento; que o vosso olhar esteja sempre atento para não nos deixar cair em tentação; que em vosso silêncio aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai. Intercedei junto ao Pai pela paz no mundo e em nossas famílias. Abençoai todos os vossos filhos e filhas enfermos.
Iluminai nossos governantes e representantes, para que sejam sempre servidores do grande povo de Deus. Concedei-nos ainda muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias para a maior difusão do reino de vosso Filho Jesus Cristo. Enfim, derramei nos corações dos vossos filhos e filhas a Vossa bênção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e principalmente na hora da morte. Amém.

Elza do Vicente

História de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nasceu de um ícone (pintura de Nossa Senhora) milagroso, que foi roubado de uma Igreja na ilha de Creta, Grécia, no século XV. Trata-se de uma pintura sobre a madeira, em estilo bizantino.

Imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Na pintura, Maria é representada segurando o menino Jesus em seu colo. O menino Jesus observa dois anjos que lhe mostram os elementos de sua paixão; Os anjos seguram uma cruz, uma lança e uma vara com uma esponja. O menino se assusta, abraça a Mãe e uma sandália lhe cai dos pés. Arcanjo Gabriel e arcanjo Miguel flutuam acima dos ombros de Maria. O ícone seria uma “cópia do quadro de Maria Pintado por São Lucas”.

História de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título que os cristãos deram a Maria em homenagem e agradecimento à sua atenção constante e perpétua para com a humanidade. Perpétuo socorro quer dizer socorro eterno, socorro sempre. Sempre que precisar. Socorro de Mãe. A mãe nunca esquece o filho, nunca abandona os filhos. Assim é o Perpétuo Socorro de Maria.
Um homem que ganhava a vida como comerciante roubou a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no século XV. Sua intenção era vendê-la em Roma. Durante a travessia do mar Mediterrâneo, uma violenta tempestade quase fez o navio naufragar. Após chegar em Roma, ele adoeceu. Arrependido, contou a um amigo sua história e pediu para que ele devolvesse o ícone  a uma Igreja para ser venerado pelos fiéis.
A esposa desse amigo não quis devolvê-la, mas, após ficar viúva, Nossa Senhora apareceu a sua filha de seis anos e lhe disse para colocar o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em uma Igreja, ou na Igreja de São João Latrão ou na de Santa Maria Maior. No dia 27 de março de 1499 o ícone foi entronizado na Igreja de São Mateus, ficando lá por mais de 300 anos.

Esquecimento e reencontro

Quando Roma foi invadida pelos os franceses, no século XVIII, aconteceu algo muito triste: a Igreja de São Mateus foi destruída. Com isso, os Agostinianos que guardavam a Obra, levaram-na para um lugar oculto. Ali ela permaneceu esquecida, por 30 anos. Mas um monge agostiniano que tinha muita devoção a Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, antes de morrer, contou a história da imagem e da devoção a um coroinha, que tempos depois se tornou padre Redentorista. Passado um tempo os Redentoristas compraram uma área para fazer a sua Casa Mãe da congregação e o jovem padre ajudou a reencontrar o ícone.

Redescoberta do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

No começo de 1866, o Papa Pio IX entregou a guarda da imagem aos Redentoristas. Na ocasião, o papa fez a eles esta recomendação: “Fazei com que todo o mundo conheça esta devoção.” Fizeram então muitas cópias do ícone e a difundiram por todas as partes do mundo.

Devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Depois desta missão recebida do papa, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro passou a ser oficialmente a Padroeira dos Redentoristas. Sua festa é comemoradaem 27 de junho. Após a restauração da imagem, ela foi devolvidaà Igreja de Santo Afonso. Lá passou a ser venerada pelo povo. O quadro, atualmente, em se tratando de ícone bizantioa, é o mais venerado em todo o mundo.

Oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Ó mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força de nosso coração, amparar a cada um de nós em vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento. Que o vosso olhar esteja sempre atento para não nos deixar cair em tentação. Que em vosso silêncio aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai. Intercedei junto ao Pai pela paz no mundo e em nossas famílias. Abençoai todos os vossos filhos e filhas enfermos. Iluminai nossos governantes e representantes, para que sejam sempre servidores do povo de Deus.
Concedei-nos ainda muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias, para a maior difusão do reino de filho Jesus Cristo. Enfim derramai nos corações de vossos filhos e filhas a Vossa Benção de amor e misericórdia.
Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e principalmente na hora da nossa morte. Amém. 

Elza do Vicente


Santo Afonso Maria de Ligório, santo Bispo e Doutor da Igreja


Santo Afonso Maria de LigórioCelebramos, neste dia, a memória de um santo Bispo e Doutor da Igreja que se tornou pelo seu testemunho “Patrono dos confessores e teólogos de doutrina moral”. Afonso Maria de Ligório nasceu em Nápoles, na Itália, em 1696, numa nobre família que, ao saber das qualidades do menino prodígio, proporcionaram-lhe o caminho dos estudos a fim de levá-lo à fama.
Com 16 anos doutorou-se em direito civil e eclesiástico e já se destacava em sua posição social quando se deparou, involuntariamente, sustentando uma falsidade, isto levou Afonso a profundas reflexões, a ponto de passar três dias seguidos em frente ao crucifixo. Escolhendo a renúncia profissional, a herança e títulos de nobreza, Santo Afonso acolheu sua via vocacional, já que o Senhor o queria advogando as causas do Cristo.
Santo Afonso Maria de Ligório colocou todos os seus dons a serviço do Reino dos Céus, por isso, como sacerdote, desenvolveu várias missões entre os mendigos da periferia de Nápoles e camponeses; isto até contagiar vários e fundar a Congregação do Santíssimo Redentor, ou Redentoristas. Depois de percorrer várias cidades e vilas do sul da Itália convertendo pecadores, reformando costumes e santificando as famílias, Santo Afonso de Ligório, com 60 anos, foi eleito Bispo e assim pastoreou com prudência e santidade o povo de Deus, mesmo com a realidade de ter perdido a amizade do Papa e sido expulso de sua fundação.
Entrou no Céu com 91 anos, depois de deixar vários escritos sobre a Doutrina Moral, sobre a devoção ao Santíssimo Sacramento e a respeito da Mãe de Deus, sendo o mais conhecido:“As Glórias de Maria”.
Santo Afonso Maria de Ligório, rogai por nós!

Elza do Vicente

01 - 08 - 14  -  SEXTA FEIRA.

PADRE NATALÍCIO - MENSAGEM PARA 01 - 08 - 14 - SEXTA FEIRA.‏


* Hoje, estarei o dia todo dando bênçãos aqui em Jardim Alegre! Iniciando com a Missa às 6 da manhã.  Passe por lá!
* Neste domingo, Dia do Padre, logo após a Missa da manhã, abençoaremos a Capela do Santíssimo na casa Paroquial.
* Agora já temos nossa WEB Rádio! Ouça e divulgue: www.padrenatalicio.com
* Vem ai a SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA. Começando no dia 9 de agosto com uma carreata às 9 e 30 da manhã!
* Santo do Dia: SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO.

   

   
                                                                       
                                                                           "A MENTIRA LIBERTA?" (Jr 26, 1-9).
                                                                                                                                  Pe. Natalício.







                                                                        Sabemos que muitas vezes ao falar a verdade pagamos um preço muito alto. Frequentemente encontramos pessoas sofrendo muito por ter dito a verdade. Por isso muita gente prefere omitir ou mentir. Muitas vezes é preferível dizer que não viu nem ouviu e isso é omissão. Por outro lado tem aqueles que mentem descaradamente e até acham que a mentira liberta. Porém fico perguntando se essa atitude liberta mesmo...
                                                                         Pode até ser uma libertação momentânea mas a consciência vai ficar pesada. Até porque quase sempre a mentira prejudica alguém. Será que pode dormir em paz uma pessoa que mentiu e fez alguém sofrer. O que nós sabemos e pregamos é que Jesus é a Verdade (Caminho, Verdade e Vida). Além disso Ele afirmou perante as autoridades: "Quem é da Verdade ouve a minha vós"! E disse mais ainda: "A Verdade vos libertará"! Portanto quem liberta é a verdade e não a mentira.
                                                                          Claro que estamos falando de dois tipos de liberdade: A mentira pode trazer uma liberdade passageira! A liberdade permanente e segura só a Verdade pode dar. O Profeta Jeremias teve esta experiência. O  Senhor Deus mandou que ele levasse um recado para o povo. O recado era de ameaça, se não houvesse conversão. Vamos olhar o texto: “Assim fala o Senhor: Põe-te de pé no átrio da casa do Senhor e fala a todos os que vêm das cidades de Judá, para adorar o Senhor no templo, todas as palavras que eu te mandei dizer... 
                                                                          ...Não retires uma só palavra; talvez eles as ouçam e voltem do mau caminho, e eu me arre­penda da decisão de castigá-los por suas más obras." O Profeta foi e cumpriu a ordem Do Senhor. Deu o recado como o Senhor havia mandado. Não trocou palavras e não omitiu. Porém, isso criou sérios problemas pra ele! Voltemos ao texto: "Quando Je­remias acabou de dizer tudo e que o Senhor lhe ordenara que falasse a todo o povo, prenderam-no os sacerdotes, os profetas e o povo, dizendo: “Este homem tem que morrer!" (Jr 26, 1-9). 
                                                                             Imagino que o Profeta tenha sido agredido, mas, deve ter se sentido livre, pois não traiu o seu Deus. Prefiro a liberdade do Profeta, mesmo com sofrimento, do que a outra liberdade mentirosa. Percebo que muita gente tem preferido a mentira com medo de sofrimentos. A essas pessoas eu vou e quero orientá-las. A história já provou: Quem  prática a Verdade consegue a liberdade e a felicidade verdadeira! Creio Nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...


                                                                 
ORAÇÃO:



Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos escravos da mentira!
- Conservai-nos sempre firmes na Verdade!
- Protegei-nos de toda forma de agressão!
- Perdoai-nos pelas vezes que negamos a Verdade!
- Acolhei nossa gratidão por sempre proteger Vossos Profetas!
                                                                                                          AMÉM!